loader image
102-14
Mensagem do conselho de administração
O ano de 2019 consolida a posição da Minerva Foods S.A. (Minerva Foods) na América do Sul como principal player no mercado global de carne bovina. Mais uma vez, lideramos esse movimento, respondendo por aproximadamente 20% de todas as exportações da região. A excelência na gestão operacional, comercial e financeira confere à Minerva Foods importantes vantagens competitivas no mercado, o que se mostrou decisivo para o aproveitamento das excelentes oportunidades surgidas ao longo do período.

A forte demanda da China, impulsionada pelo surto de febre suína africana que eliminou quase 50% do rebanho local de suínos, foi determinante para o mercado em 2019, em particular, no último trimestre. Na Minerva Foods, 46% da receita das exportações obtidas pela subsidiária Athena Foods tiveram a Ásia como destino, um aumento de dez pontos percentuais na comparação anual. Na Divisão Brasil, a Ásia representou 39% da receita com exportações nos últimos 12 meses, elevação de 12 pontos percentuais ante 2018.

Ibar Vilela de Queiroz

Presidente do Conselho de Administração 102-23

Além disso, novos mercados foram abertos para países nos quais operamos, a começar pelo Brasil, que teve dez plantas habilitadas para exportar para a Indonésia, cinco das quais de nossa propriedade: em Araguaína (Tocantins-TO), José Bonifácio (SP), Mirassol d’Oeste (MT), Palmeiras de Goiás (GO) e Rolim de Moura (RO). A Argentina foi beneficiada com habilitações para exportar para os Estados Unidos, e o Uruguai passou a contar com os mercados do Japão e da Arábia Saudita. Por sua vez, Paraguai e Colômbia receberam habilitação para exportar também à Arábia Saudita.

Esse movimento sinaliza a consolidação da América do Sul como a grande fornecedora de carne bovina para o mundo; beneficiando e posicionando a Minerva Foods de maneira única diante do mercado global. A mitigação de barreiras sanitárias e comerciais por meio da excelência operacional e diversificação geográfica, e o modelo de gestão de riscos que busca reduzir a volatilidade dos resultados, aliados aos pilares de sustentabilidade (Environmental, Social and Governance), benchmark para o setor, são aspectos fundamentais que nos diferenciam.

Diante desse horizonte promissor, a estratégia corporativa da Minerva Foods para os próximos anos é ampliar cada vez mais as vantagens competitivas, investindo em sustentabilidade e inovação, inteligência de mercado e gestão de riscos, aperfeiçoando o modelo de negócios e reduzindo o risco operacional e financeiro, integrando as operações em busca de sinergias e maior eficiência, de modo a amplificar as oportunidades em mercados com elevado crescimento.