loader image
APRESENTAÇÃO
Juntos contra o Coronavírus
No início de 2020, quando este Relatório de Sustentabilidade estava em desenvolvimento, o mundo foi abalado pela declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o surto do Coronavírus iniciado na China havia se transformado em uma pandemia. Imediatamente, governos, empresas e cidadãos de todos os países foram desafiados a tomar providências para evitar a disseminação do contágio e deter a proliferação dessa doença que ficou conhecida como Covid-19.

A Minerva Foods S.A. (Minerva Foods) atuou com responsabilidade e agilidade, seguindo as orientações da OMS, protocolos definidos pelos Ministérios da Agricultura e da Saúde e pela Secretaria do Trabalho, além das normas estabelecidas nos estados e municípios onde possui operações. Também adotou medidas próprias para proteger seus colaboradores e familiares, parceiros e comunidades locais, de forma a contribuir com toda a sociedade no combate à propagação do vírus. Confira um resumo das ações:

INTERNAS
  • Criação de comitê para gerenciamento da crise com assessoria de equipe de infectologistas do Hospital Albert Einstein, que tem sede na cidade de São Paulo (SP), para direcionamento e acompanhamento das medidas de prevenção adotadas;
  • Adoção de afastamento preventivo para mais de 280 colaboradores pertencentes ao grupo de risco (com idade acima de 55 anos, grávidas, portadores de doenças crônicas) no Brasil e mais de 338 nos demais países;
  • Implantação de trabalho home office para mais de 450 colaboradores no Brasil e 407 colaboradores nos demais países;
  • Suspensão de viagens;
  • Aplicação de testes rápidos em 100% dos colaboradores de unidades localizadas onde o risco municipal é elevado;
  • Monitoramento de temperatura de 100% dos que entram nas dependências da Companhia;
  • Fornecimento de proteção individual (aventais, luvas e máscaras, entre outros) para os trabalhadores que têm contato com o coletivo e da área da saúde;
  • Aquisição de mais de 6.600 doses de vacina tetravalente (contra gripe) e antecipação da campanha de vacinação;
  • Fornecimento e uso obrigatório de máscaras para todos os colaboradores;
  • Orientações preventivas por e-mails, faixas, banners, murais, cartilhas, WhatsApp e outros canais de comunicação;
  • Fornecimento e instalação de dispensadores de álcool em gel;
  • Higienização e sanitização de ambientes coletivos (catracas, refeitórios, vestiários, corredores de acesso e transporte coletivo);
  • Reforço do protocolo sanitário de operação;
  • Distanciamento nos locais de aglomeração (refeitórios, vestiários e acessos);
  • Divisão dos colaboradores das fábricas em clusters, de forma a garantir o distanciamento seguro entre os funcionários e evitar aglomerações;
  • Restrição e suspensão de visitas de fornecedores e prestadores de serviços;
  • Ventilação de locais confinados, como salas de reunião, escritório administrativo, áreas de lazer e pausas;

Externas – orientações por meio de busdoor, rádio e carro de som

Testes para a Covid-19
Aquisição de testes para diagnóstico do Coronavírus, sendo que parte permaneceu na Companhia e parte foi doada para prefeituras em todos os municípios onde a Minerva Foods opera. Essa ação visa promover a saúde e segurança dos colaboradores que estão trabalhando na produção e fornecer apoio às prefeituras locais.
Aluguel de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis
Locação de UTIs móveis para colaborar com as secretarias municipais de saúde das cidades de Janaúba (Minas Gerais – MG), Mirassol D’Oeste (Mato Grosso – MT), Paranatinga (MT), Palmeiras de Goiás (Goiás – GO) e Rolim de Moura (Rondônia – RO).
Doações
A Companhia realizou a doação de equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos e alimentos a secretarias de saúde, hospitais e outras instituições situadas nas localidades onde opera, além de produtos como carne bovina, enlatados e almôndegas.
Hospital do Amor – Barretos (SP)
Leilão virtual de relógio doado por cliente da Minerva Foods, sendo que a Companhia dobrou o valor arrecadado.
É cedo para prever o efeito nos negócios
A disseminação do Coronavírus provocou diversos desafios que trouxeram impactos à economia global. No entanto, mercados como o do Oriente Médio e o da Ásia, em particular o da China, seguiram com demanda firme, especialmente a partir de março, beneficiando as exportações tanto em volume quanto em preço.

A Companhia avalia que as perspectivas para o ano ainda são positivas, uma vez que permanece elevado o desequilíbrio global na oferta e demanda de carne bovina e que mercados consumidores relevantes – os emergentes, com destaque para a China – continuarão a importar. Além disso, a produção de alimentos é considerada atividade essencial.

A Minerva Foods manterá a produção de alimentos seguindo as orientações da OMS e demais órgãos pertinentes, tendo como preocupação máxima a segurança de seus colaboradores.

Importante: As fotos presentes nesta publicação foram feitas antes da pandemia da covid-19, por isso as pessoas não estão de máscaras.