Sobre o relatório

GRI 102-10, 102-50, GRI 102-51, GRI 102-52, GRI 102-54, GRI 102-56

A Companhia publica anualmente seu relato de sustentabilidade. Balizado pelo protocolo Standards da Global Reporting Initiative (GRI), no modelo Essencial, este documento, referente ao ano de 2018, relata todas as operações e negócios da Companhia – Minerva Foods e Athena Foods – no período. As informações referentes às operações no Brasil (tanto os indicadores de desempenho como os dados qualitativos) foram submetidas à análise e à asseguração da Grant Thornton Auditores Independentes e são demonstradas no Sumário desse relatório.

Com a deliberação do Conselho de Administração em agosto de 2018, a Minerva torna-se controladora integral do capital social da Athena Foods S.A., constituindo uma única Companhia.

Materialidade

GRI 102-46, GRI 102-47, GRI 102-49, GRI 103-1

Com o objetivo de identificar os aspectos econômicos, ambientais e sociais mais relevantes para os stakeholders e para a Companhia, em 2019 foi realizada uma nova consulta aos públicos de interesse, seguindo as diretrizes da GRI, versão Standards. Os resultados desse processo orientaram a seleção do conteúdo para o Relatório de Sustentabilidade 2018 da Minerva Foods.

Oferecendo resultados qualitativos, e não quantitativos, o principal objetivo desse trabalho é permitir a elaboração de um relatório mais conciso e alinhado com as expectativas de leitura dos stakeholders.

Construído com base nas diretrizes da GRI, em conceitos estratégicos da Companhia e em temas relevantes para o setor, o questionário organizou-se em torno de quatro temas: Negócios, Produtos, Ambiental e Social. Em cada tema, sete assuntos deviam ser ordenados segundo seu grau de importância. Desse modo, foram analisadas as opiniões dos grupos de interesse em relação a 28 diferentes assuntos, cujos limites para reporte são todas as operações e negócios da Companhia.

Validaram-se os sete assuntos considerados de maior relevância. Dentre eles, três estão relacionados ao tema “Negócios”; dois, ao tema “Ambiental”; um, ao tema “Social”; e um, a “Produtos”. Destacam-se os assuntos Ética e compliance e Portfólio, dois novos itens da materialidade da Companhia.

Consumo de água (Ambiental): conhecer ações de monitoramento do consumo de água da Companhia e impactos da pecuária em fontes hídricas.

Portfólio (Produtos): conhecer a oferta de produtos de alta qualidade, confiabilidade e variedade da Companhia, bem como os outros negócios do grupo (distribuição, energia, produtos industrializados, exportação de gado vivo, couros, casings, biodiesel e outros subprodutos).

Resultados financeiros (Negócios): conhecer de maneira transparente o desempenho econômico e os principais resultados financeiros da Companhia.

Bem-estar e qualidade de vida (Social): conhecer os modos como a Companhia valoriza seu colaborador, fortalecendo competências e oferecendo um ambiente de trabalho motivador.

Consumo de energia (Ambiental): conhecer as ações da Companhia para promover o uso racional da energia, bem como o uso de fontes renováveis (a exemplo da produção de biocombustível a partir do sebo bovino).

Eficiência e gestão (Negócios): conhecer os investimentos e ações realizadas em projetos de inovação, tecnologia e eficiência.

Ética e compliance (Negócios): conhecer as ações que garantem à Companhia uma conduta empresarial ética e responsável em seus negócios e com seus parceiros, bem como as práticas anticorrupção/ antissuborno.

Dados para contato

GRI 102-53

Minerva Foods
Av. Antônio Manço Bernardes, s/nº
CEP 14.781-545 – Barretos – SP
Tel.: +55 (17) 3321-3355

R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr, 758
Conjunto 82, 8º Andar
Itaim Bibi, CEP 04.542-000
São Paulo – SP
Tel.: +55 (11) 3074-2444