Relacionamento com stakeholders
GRI 102-40, GRI 102-42, GRI 102-43, GRI 102-44

A Companhia acredita na importância de cada stakeholders para o sucesso de todas as suas operações, destacando entre seus principais públicos de relacionamento as comunidades locais, a sociedade civil, clientes, acionistas e stakeholders financeiros, fornecedores, colaboradores internos e externos, sindicatos e órgãos públicos.

Um de seus principais processos de engajamento de stakeholders é o levantamento dos temas mais relevantes, que ajudam a constituir a estrutura do Relatório de Sustentabilidade elaborado anualmente. Essa pesquisa, realizada por meio de questionários, entrevistas, pesquisas e análises do setor, permite mapear os principais temas para os públicos de interesse da Companhia, e engajar-se com os stakeholders envolvidos em cada tema apontado.

Em 2018, foi realizada a revisão da Materialidade da Companhia, com um novo processo de engajamento para a definição dos temas mais relevantes, e os critérios para seleção dos stakeholders participantes foram o alto nível de exigência em temas da sustentabilidade e a elevada legitimidade em suas categorias.

Pecuaristas, associações e sindicatos de classe

Sempre atenta a cadeia e à realidade do setor, a Companhia procura estar próxima de pecuaristas e associações que os representam, por meio de uma comunicação ativa, com o envio de e-mails com informações sobre o setor, e da promoção de eventos sobre temas como eficiência no campo, sustentabilidade, sanidade e bem-estar animal. Na relação com esse público, destaca-se o programa Falando de Pecuária, que convida os pecuaristas para eventos focados em temas de seu interesse.

A Companhia também se empenha na participação de grupos do setor, como o GTPS, de cujo Conselho Diretor faz parte, e de mesas de discussão com atores diversificados, no Brasil e em outros países onde atua. Assim, integra também a Mesa Argentina de Carne Sostenible, e participa de discussões com organizações não governamentais (ONGs), como a WWF, no Paraguai, e agências de governo, como a USAID.

Acionistas e stakeholders financeiros

O engajamento com acionistas e stakeholders financeiros se realiza sobretudo em torno de temas como cenário econômico, estratégias da Companhia, além de seu desempenho operacional e financeiro nos contextos nacional e internacional. Para contemplá- los, são organizados eventos como o Minerva Day, realizado em São Paulo e Nova York, e teleconferências para a apresentação de resultados trimestrais e anuais.

Além de manter um website com informações financeiras disponíveis ao público em geral, e acesso rápido e aberto em seus canais de comunicação, a Companhia oferece aos acionistas e stakeholders financeiros um canal de relacionamento direto com a equipe de Relação com Investidores.

Colaboradores

Sendo os colaboradores um público fundamental para a Companhia, diversas iniciativas são organizadas para fortalecer seu engajamento, explorando desde temas diretamente ligados ao cotidiano de trabalho até questões relativas à saúde e à vida familiar.

Em 2018, o principal destaque de engajamento de colaboradores foi a realização da Jornada SGI, que buscou promover a sensibilização sobre os assuntos mais relevantes ligados ao Sistema de Gestão Integrado (SGI), especialmente nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança, segurança de alimentos e responsabilidade social. A jornada abrangeu as mais diversas unidades de negócios da Companhia, inclusive as internacionais.

Para celebrar datas importantes, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia das Mulheres e aniversários de colaboradores, a Companhia realiza eventos comemorativos, entrega de brindes e serviços de bem-estar – como massagens oferecidas no Dia das Mulheres em algumas das unidades de negócios. O Natal é oportunidade para difundir a solidariedade, com a promoção da arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para colaborar com entidades filantrópicas.

A saúde dos colaboradores ganha um olhar especial por meio de ações como o Projeto Maternidade, que promove o acolhimento das gestantes da Companhia e a disseminação de informações sobre a gravidez e os cuidados com o bebê e a mãe, e o Outubro Rosa, que chama a atenção para a prevenção ao câncer de mama por meio de palestras de conscientização.

De grande importância também é a celebração realizada no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que busca promover a reflexão sobre o tema e compartilhar ações que possibilitem incluir as pessoas com deficiência na Companhia.

Comunidade local

Uma das ações de engajamento que a Companhia realiza com as comunidades locais é o Projeto de Assistência às Comunidades Rurais (Pascor), que atua no município paraense de Abaetetuba, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Igarapé-Miri, a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap). O projeto apoia o trabalho de instituições envolvidas com as comunidades de produtores rurais, ajudando a melhorar a renda e a qualidade de vida dos pequenos produtores e de suas famílias.

Em 2018, esse público também participou da Jornada SGI, por meio da atividade Portas Abertas, organizada com o objetivo de promover a integração entre a Companhia e a comunidade dos locais onde mantém operações.

Fornecedores

GRI 308-1, GRI 308-2, GRI 409-1, GRI 414-1, GRI 102-9

A Companhia atua sob rigorosos critérios de originação de matérias- -primas, a fim de garantir que seus fornecedores cumpram diretrizes que rejeitam trabalho infantil e análogo ao escravo, violência no campo e conflitos agrários, exploração de áreas embargadas, unidades de conservação, áreas de proteção e Terras Indígenas e desmatamento no bioma Amazônia – contando para isso com a ajuda do Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Assim, realiza avaliações baseadas em critérios socioambientais ligados a esses temas, suspendendo as relações comerciais com aqueles que venham a descumpri-las, até que procedam à completa regularização.

A Minerva Foods avalia todos os novos fornecedores cadastrados, e também realiza periodicamente a avaliação daqueles já presentes em seu cadastro, monitorando aproximadamente, mais de 8 milhões de hectares, de forma privada, no Bioma Amazônico. Em 2018, a Minerva comercializou seu principal insumo, o gado, com 5.232 fornecedores, além disso, houveram 2.001 novos cadastros na cadeia de suprimentos da Companhia. Dentro do mesmo período, 162 casos foram inabilitados como potencial risco, sendo, 159 por inadequações identificadas por monitoramento geoespacial na propriedade, 2 por constarem na lista suja do Ministério do Trabalho e Emprego e 1 por sobreposição à terra indígena.

Explicitando seu compromisso com a sustentabilidade do setor, a Companhia participa do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), a primeira mesa-redonda de carne sustentável no mundo. A Pecuária Sustentável agrega valor ao negócio, permitindo subsidiar as compras pela inteligência territorial. Com o gerenciamento territorial da produção por meio da coleta de dados precisos, sobretudo coordenadas geográficas, é possível conhecer a localização exata e o tipo de gado de cada produtor, o que permite uma compra mais direcionada de acordo com o produto final, além da otimização de despesas de logística.

Convenção Compra de Gado 2018