Mensagem da Administração
GRI 102-14

O ano de 2018 foi mais um período desafiador da história da Companhia, concluído com importantes conquistas. Finalizamos a integração das plantas adquiridas na América do Sul em 2017, implementamos o plano de aceleração da desalavancagem financeira e constituímos um novo veículo de crescimento e geração de valor, a Athena Foods – que, com a plataforma operacional mais diversificada da região, nasce líder de exportação de carne bovina na América do Sul.

Trabalhamos com uma commodity e baseamos nossa estratégia operacional em uma produção de larga escala, com canais de distribuição e gestão de risco eficazes. Assim, no último ano realizamos a padronização dos processos de gestão nos diferentes países e operações, e ampliamos o Beef Desk – ferramenta de inteligência de mercado que permite lidar de maneira estratégica com os aspectos de preço e margens próprios do setor – para as operações internacionais.

Para alcançar esses resultados, foi necessário planejamento, agilidade e disciplina, sobretudo em três frentes de trabalho: diversificação geográfica, crescimento e fortalecimento dos canais de distribuição, e estratégia operacional pautada por ações de eficiência. A estratégia de diversificação na América do Sul, com foco em novos mercados, permitiu realizar negócios em âmbito global, minimizando a dependência interna em períodos de maior volatilidade e desaceleração da economia.

Sabendo aproveitar as condições de mercado, impulsionamos nossos negócios pelo aumento da demanda, mas sem deixar de perseguir ganhos de eficiência operacional. A incorporação de tecnologia e o engajamento dos colaboradores em ações de eficiência e de saúde e segurança são estratégicos para melhorar a produtividade a segurança de nossos produtos e a qualidade do ambiente de trabalho.

A taxa de utilização da capacidade instalada, consolidada em 2018 apresentou um crescimento de 3 pontos percentuais comparado a 2017 e atingiu aproximadamente 78%.

Fernando Galletti de Queiroz
Chief Executive Officer

Com uma receita líquida de R$ 16,2 bilhões no último ano – o equivalente a 16% de aumento em relação a 2017 –, superamos a expectativa para o período, com retorno de 22% sobre o capital investido.

Seguros de nosso caminho, continuamos a centrar esforços em executar cada vez com mais excelência e eficiência nosso modelo de negócios, buscando maior penetração comercial nos mercados internos e externos, maior diversificação geográfica na oferta de produtos próprios e de terceiros, além da consolidação dos programas de melhoria contínua.

Para 2019, seguimos com o foco em buscar o melhor resultado, o que sabemos que é possível alcançar com eficiência operacional e excelência na qualidade.