Desempenho social

GRI 102-8, GRI-102-41

O apoio ao crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores, bem como ao desenvolvimento das comunidades onde está presente, integra os princípios da Companhia, que procura não somente gerar postos de trabalho nas diversas localidades em que atua, mas oferecer um ambiente de trabalho saudável e enriquecedor, e estreitar os elos com a comunidade. Para isso, investe em treinamentos e campanhas, buscando engajar seus colaboradores em práticas mais seguras e sustentáveis, difundir informações sobre saúde e crescimento pessoal, além de realizar iniciativas dedicadas a aproximar a comunidade da Companhia.

Atuando em um universo de vasta amplitude territorial e grande diversidade, a Companhia busca compreender e respeitar as especificidades locais, ao mesmo tempo em que propõe a padronização das melhores práticas e a difusão de iniciativas benéficas para os colaboradores e a comunidade impactada por suas operações, sempre respeitando as disposições legais vigentes em cada país.

Colaboradores
A Companhia encerrou o ano de 2018 com 17.535 colaboradores, sendo 13.336 homens e 4.199 mulheres, revelando sua vocação como geradora de postos de trabalho e oportunidades profissionais e pessoais nas mais variadas localidades.

Seu quadro funcional é formado por colaboradores de tempo integral, exceto os integrantes do programa Jovem Aprendiz, cuja jornada de trabalho segue o especificado na legislação trabalhista.

Todo o quadro de colaboradores da Companhia é assistido por entidades sindicais, com as quais a empresa mantém um diálogo harmonioso, com abertura de negociações e celebração de acordos coletivos.

Treinamentos

GRI 404-1

A Companhia oferece a seus colaboradores, de forma uniforme e integralizada, treinamentos em diversas áreas técnicas e comportamentais. Em 2018, os principais temas abordados em todas as unidades foram: saúde e segurança (Normas Regulamentadoras – NRs); garantia da qualidade (boas práticas de fabricação); ética; manutenção de equipamentos; meio ambiente (gestão de resíduos sólidos); e desenvolvimento de lideranças.

A fim de atender às necessidades regionais e mesmo de cada unidade, os treinamentos são concebidos para as diferentes operações da Companhia.

Minerva Foods – Brasil
Os principais treinamentos oferecidos na operação brasileira, que pratica um sistema de gestão rígido de padrões de saúde e segurança ocupacional, abordaram as NRs, as quais determinam os requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, e programas de comportamento seguro, por meio de coaching de liderança em segurança, percepções de risco e regras de ouro. Além da Jornada SGI, a operação brasileira registrou em 2018 um total de 1.875 treinamentos, em mais de 9.044 horas de treinamentos sobre saúde e segurança, meio ambiente, qualidade e responsabilidade social.

Normas Regulamentadoras
NR09: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; NR10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; NR12: Segurança no Trabalho em Máquinas em Equipamentos; NR13: Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações; NR16: Atividades e Operações Perigosas; NR17: Ergonomia; NR33: Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados; NR35: Trabalho em Altura; e NR36: Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados; NR 23: Proteção Contra Incêndios.

• Comportamento Seguro: Diálogos Diários de Segurança (DDS); Diálogo Gerencial Mensal de Segurança (DMS); observações de comportamento; inspeções sistêmicas de segurança; regras de ouro; percepção de riscos; coaching de liderança em segurança.

• Qualidade e segurança do alimento: boas práticas de fabricação; procedimento sanitário operacional; procedimento de higiene operacional; análises de perigos e pontos críticos de controle; bem-estar animal; condições higiênicas; corpos estranhos; alergênicos; biossegurança; contaminação cruzada

• Outros: gerenciamento de resíduos sólidos: resíduos perigosos; doenças infectocontagiosas e desenvolvimento de lideranças.

Argentina
Na operação da Argentina o foco dos treinamentos concentrou-se na integração e uniformização para o uso apropriado de elementos de proteção pessoal, incluindo a responsabilidade pela manutenção e limpeza, rotulagem de produtos químicos, simulações de evacuação, resposta em situações de emergência, condução de empilhadeiras e condutores auto eleváveis, atos e comportamentos inseguros.

Colômbia
A operação colombiana ofereceu treinamentos para:

• Qualidade: boas práticas de fabricação; regulamentos; processamento de registro; protocolo de maturação de canais; monitoramento de refrigeração de cortes; produtos congelados; contêineres.

• Ambiental: gestão de resíduos perigosos; gestão de material de risco específico; controle integrado de pragas.

• Recursos humanos: família e hábitos pessoais; organização do clima; comunicação assertiva; relações humanas; cultura organizacional.

• Saúde e segurança ocupacional: trabalho em altura; proteção individual; comportamento seguro; atos e comportamentos inseguros; respostas a emergência.

Paraguai
No que diz respeito aos treinamentos das operações do Paraguai, visando à maior integração e uniformização de procedimentos, foram oferecidos durante o ano:

• Saúde e segurança ocupacional: equipamentos de proteção individual – uso e manutenção; manuseio de extintores; Brigada de Emergência.

• Qualidade: boas práticas de fabricação; limpeza e desinfecção de superfícies/ diluição de produtos químicos; bem-estar animal; manuseio de contêineres.

• Meio ambiente: uso racional da água.

• Corporativo: instruções para novos colaboradores; Academia de Líderes; responsabilidade social.

Uruguai
Para a operação uruguaia, os treinamentos concentraram-se em:

• Saúde e segurança: trabalho em altura; risco de ruído; reciclagem em uso adequado de equipamento autônomo de respiração; uso do desfibrilador; reciclagem de investigação de acidentes para supervisores; Plano de Emergência – exercícios de evacuação; medidas de proteção contra eventos climáticos; manuseio adequado de extintores de incêndio portáteis.

• Qualidade: SGI para supervisores e todos os envolvidos.

• Meio ambiente: SGI para supervisores classificação de resíduos e racionalização do uso da água (para todo o pessoal).

Saúde e segurança laboral
A Companhia considera primordial a segurança dos seus colaboradores em suas operações, não apenas respeitando a legislação vigente, mas também com a adoção de diversas ações relacionadas ao tema. Destacando que o envolvimento de cada colaborador e gestor é fundamental para uma operação segura, a Companhia realiza treinamentos preventivos e mantém procedimentos para que todos os envolvidos ajam de forma segura, correta e padronizada na realização de suas atividades.

Minerva Foods – Brasil
Em 2018, destacou-se na operação brasileira da Companhia o Workshop de Saúde e Segurança do Trabalho, voltado ao desenvolvimento de temas ligados à gestão e ao conhecimento técnico. A programação iniciou com um treinamento de liderança, seguido pela discussão de estatísticas, indicadores de desempenho, programas de saúde, etapas de implementação das Regras de Ouro, tratamento dos riscos críticos e implantação do pilar em grupo, visando a fortalecer o trabalho em equipe.

O evento foi uma oportunidade para alinhar as estratégias, discutir e expor dúvidas, conhecer as melhores práticas promovidas nas unidades e definir ações comuns, de modo a fortalecer o time global. Contou com a participação de todos os engenheiros e profissionais técnicos das unidades do Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Outra ação importante na área, em 2018, foi a aquisição de um software para o gerenciamento das rotinas e atividades de saúde e segurança do trabalho nas operações brasileiras.

Uma importante estratégia de saúde e segurança utilizada ao longo do ano foram as campanhas, que ajudaram a aprofundar o engajamento dos colaboradores:

Carnaval
A campanha orientou, entre outros, sobre doenças sexualmente transmissíveis; proteção contra o calor e o sol; uso de álcool, drogas e direção; cuidado com fogo e queimaduras; vacinação; e realização de exames periódicos.

Mãos Seguras
Realizada entre março e abril, a campanha busca contribuir com o processo de educação dos colaboradores, enfatizando os cuidados com as mãos, além de ressaltar a importância dos equipamentos de proteção individual e coletiva.

Passos Seguros
A campanha, realizada entre maio e junho, foca na conscientização dos colaboradores sobre a atenção necessária ao caminhar dentro das instalações da Companhia, a fim de prevenir acidentes de trabalho.

Comportamento Seguro
Realizada entre julho e agosto, a campanha procura conscientizar os colaboradores em relação às medidas de segurança necessárias para evitar acidentes de trabalho.

Dia Nacional do Trânsito
Buscando conscientizar os colaboradores sobre a segurança no trânsito, a campanha é realizada entre setembro e outubro.

Argentina
Para garantir a segurança em suas atividades, a operação da Companhia na Argentina realiza uma série de ações de monitoramento, padronização e conscientização dos colaboradores.

Entre as ações de monitoramento, em 2018 foram realizadas diversas medições de ruído, vibrações, iluminação, material particulado, carga térmica, estresse pelo frio e radiação ionizante, além de estudos de aterramento.

Para trabalhar a segurança em situações de emergência, foram realizadas, além da manutenção de equipamentos e controle das luzes de emergências, a revisão do Plano de Ação de Emergência, exercício de evacuação e aquisição de equipamentos para resgates e roupas estruturais. Os vasos sob pressão e as proteções de segurança mecânica também passaram por controles, e a coordenação com os bombeiros foi reforçada.

Os cuidados preventivos relacionados ao combate ao incêndio incluíram, no último ano, a manutenção de uma série de equipamentos e instalações – como a sala de bombas, os extintores e hidrantes, os sistemas de detecção de incêndio –, além da realização de teste de pressão e fluxo das bombas de incêndio e controle de gabinetes de emergência.

A gestão de acidentes de trabalho da Companhia é apoiada pelo controle de registros e estatísticas sobre o tema. A Companhia procede à investigação dos acidentes, seguida de medidas preventivas corretivas.

O trabalho junto aos colaboradores é essencial para a segurança das atividades da Companhia, e a operação da Argentina envolve esse público em ações de revisão de procedimentos, acompanhamento de acidentes e por meio de reuniões bimestrais com agentes de segurança dos colaboradores.

Colômbia
Em 2018, a operação da Companhia na Colômbia iniciou o programa de conversas diárias sobre saúde e segurança ao início de cada dia, o que impactou positivamente a gestão de saúde e segurança no trabalho como um todo.

Além do trabalho de conscientização, foram aprimoradas as proteções individuais em todas as áreas, adotando- se proteções de alta resistência e tecnologia.

Medidas de engenharia foram adotadas, a exemplo da instalação das proteções de trilhos de desmontes, permitindo controlar a queda das polias e eliminando os acidentes por queda nesses pontos. Ainda foi estendido o trilho para a área de lavagem da polia, melhorando o fluxo e a praticidade do sistema, e reduzindo a carga ergonômica. Também foi realizada a troca dos pisos nas linhas de desmontagem, resultando em uma superfície de maior aderência e menos suscetível a causar incidentes relacionados a quedas.

Paraguai
Na operação da Companhia no Paraguai, o ano de 2018 também foi de diversos investimentos em prol da saúde e da segurança nas instalações das unidades, conjugados aos diferentes treinamentos oferecidos aos colaboradores de diversas áreas. Além dos investimentos na aquisição de equipamentos de proteção individual, foram instalados sistemas de detecção de vazamento de amônia, de prevenção e controle de incêndio, e antiqueda, bem como foi feita a inspeção das caldeiras e vasos de pressão, e a calibração das válvulas de segurança.

Uruguai
Em 2018, a Companhia realizou na operação uruguaia algumas das campanhas também realizadas no Brasil, como Mãos Seguras e Passos Seguros, além de treinamentos, sobre manuseio seguro de elevadores, gestão de fogo, formação e brigadas de evacuação e ataque de fogo, entre outros.

No âmbito dos Programas de Prevenção de Segurança e Saúde, foram realizadas avaliações ergonômicas dos postos de trabalho de desossa e iniciada avaliação de risco psicossocial, seguindo metodologias internacionalmente reconhecidas.

Algumas medidas também foram tomadas para a melhoria das instalações, como a construção de salas de amamentação; a colocação de correias transportadoras para facilitar a elevação e movimentação manual de cargas; a alteração das dimensões das plataformas de trabalho, em prol da segurança; melhorias de sinalização e iluminação de emergência; instalação de portas corta-fogo e alarmes de emergência; melhorias nas salas de manipulação de produtos químicos e nas instalações de bem-estar para os trabalhadores, com a construção de novos vestiários e áreas de descanso.

Benefícios

GRI 401-1, GRI 401-2, GRI 401-3

A política de remuneração da Companhia busca manter o equilíbrio competitivo interno e externo, e incentivos de curto e longo prazo, baseados na meritocracia, proporcionando condições que permitam atrair, incorporar e reter profissionais qualificados, observando a legislação e o mercado profissional de cada país. Os colaboradores do Brasil recebem uma remuneração mensal fixa, reajustada anualmente de acordo com os percentuais estabelecidos em acordos coletivos de trabalho. A Companhia oferece ainda benefícios a seus colaboradores, que variam segundo o país.

Em toda a operação do Brasil, são oferecidos os seguintes benefícios: restaurantes; transporte; assistência médica; assistência odontológica; seguro de vida; auxílio-funeral; vale-alimentação e empréstimo consignado1.

Para todos os colaboradores das operações na Argentina, após o período de treinamento, são oferecidos os seguintes benefícios: refeitório; cobertura médica; creche; serviço de assistência médica dentro da fábrica; seguro de vida.

Na Colômbia os benefícios oferecidos são os seguintes: plano de saúde (para os trabalhadores estrangeiros e seu núcleo familiar); seguro de vida (valor preferencial descontado em folha de pagamento, opcional); restaurante (refeição principal integralmente paga pela Companhia); transporte de negócios (não se aplica ao pessoal operacional); subvenção de transporte (para o pessoal do centro de distribuição); convênio com banco de sangue para doação em caso de necessidade; desconto em produtos de óptica, pagos em folha de pagamento; licença- -maternidade de 4 meses e 15 dias, e licença-paternidade de 8 dias úteis.

As operações no Paraguai oferecem os seguintes benefícios aos colaboradores: subsídio de refeição; vale- -alimentação; seguro médico privado com taxa preferencial; auxílio-escolar; autorizações para exames finais (universidade/ mestrado).

No Uruguai, são concedidos os seguintes benefícios: acesso a atendimento odontológico a preço diferenciado, com possibilidade de financiamento, por meio de acordo com a cooperativa odontológica Codaoc (extensível a membros da família do colaborador); desconto em academia local; entrega de suprimentos escolares para os filhos de colaboradores no início das aulas.

1) Exceto unidade Companhia Sul-Americana de Pecuária – CSAP de Buritama

[403-2] Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos1

tabela-1

(1) Para efeitos de comparabilidade não foram incluídos os dados de 2016.

Comunidade

GRI 413-1

Em suas operações nos diferentes países, a Companhia contribui para o desenvolvimento local empregando de forma direta mais de 17 mil pessoas, em sua maioria em pequenas cidades. Esse impacto positivo ocorre não só na geração de empregos, diretos e indiretos, mas também no desenvolvimento do comércio e da economia dessas localidades, trazendo efeitos significativos, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessas comunidades.

Sendo assim, a Companhia procura realizar iniciativas para construir e engajar-se com a comunidade, apoiar o desenvolvimento local e divulgar conteúdo de interesse social, por meio de projetos, programas eventos e doações para entidades sociais, entre outros.

Uma grande iniciativa que abrangeu, em 2018, as operações da Companhia em cinco países, foi a Jornada SGI. Em sua quarta edição, organizou-se em torno do tema “Valorizando pessoas, construímos nossa evolução”, alcançando 20 unidades industriais (Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai), 8 centros de distribuição, 6 negócios relacionados (Minerva Fine Foods, Minerva Leather, Minerva Biodiesel, Minerva Casings, CSAP Barretos e Minerva Live Cattle) e 2 escritórios corporativos. O evento contou com a participação de 16.648 pessoas e destacou a importância de cada colaborador no crescimento da Companhia.

Entre as diversas atividades realizadas, podem-se destacar a recepção dos participantes com um café da manhã saudável; a organização de um espaço saúde, com a possibilidade de realização de exames preventivos; a oferta de estandes e palestras diárias sobre diversos temas; e a realização de um jogo de simulação virtual de percepção de riscos ocupacionais e de segurança de alimentos. Foram realizadas também duas importantes ações envolvendo os colaboradores e as comunidades do entorno: o Café Sensorial e o Portas Abertas.

O Café Sensorial foi uma experiência vivencial dedicada a sensibilizar os colaboradores sobre a inclusão das pessoas com deficiências ou necessidades especiais no ambiente de trabalho. Nela, simulações de deficiências foram feitas nos participantes, convidados a executar atividades corriqueiras, permitindo assim que entrassem em contato com as barreiras e os desafios encontrados no dia a dia por essas pessoas.

Já a atividade Portas Abertas convidou as comunidades do entorno da Companhia a conhecerem suas instalações, produtos fabricados e alguns processos de cada área. Por meio de parcerias com universidades, escolas técnicas e secretarias de saúde, o evento prestou serviços aos participantes, e os colaboradores de Recursos Humanos auxiliaram-nos na confecção de currículos, além de fazerem uma triagem para possíveis oportunidades na Companhia. O Portas Abertas integrou também a comemoração do Dias das Crianças, oferecendo brincadeiras, atividades lúdicas e educativas aos filhos de colaboradores e crianças da comunidade.

Brasil
Em 2018, buscando reforçar o compromisso com a responsabilidade social e o voluntariado, as operações da Companhia no Brasil realizaram a campanha Natal Solidário. Foram organizadas partidas de futebol beneficentes, arrecadações de alimentos e presentes para crianças, adolescentes e idosos de instituições locais, e um dia de atividades especiais em uma casa de repouso (corte de cabelo, manicure, maquiagem, jogos de dominó, entre outras). As ações foram viabilizadas por meio da dedicação dos times de cada negócio da Companhia.

Outra importante iniciativa nesse sentido foi o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, que abrange estratégias de capacitação para formar profissionais preparados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Desde 2016, em parceria com a Prefeitura de Barretos, a Companhia inaugurou duas salas de aula, construídas no Centro Municipal de Reabilitação Solange Lana de Ávila, para a realização de cursos gratuitos de capacitação profissional voltados a pessoas com deficiência motora. Além de patrocinar a iniciativa, a Companhia tem como expectativa absorver parte dos profissionais formados.

A operação brasileira ainda realiza diversas campanhas e eventos voltados à divulgação de temas de interesse social:

Dia da Mulher
Para comemorar a data, foi preparada uma ação voltada para o bem-estar das colaboradoras. Elas receberam atendimento nutricional e palestras sobre saúde da mulher, além de refeições com decoração especial, massagens relaxantes e lembranças.

Padrinhos & Amigos
O projeto busca facilitar a integração e a adaptação de novos colaboradores por meio da atuação de padrinhos – funcionários eleitos com base em seu conhecimento da área, bom desempenho e orgulho de pertencer à Companhia. Os treinamentos acontecem mensalmente e são ministrados para várias turmas.

Dia das Crianças
Em comemoração ao Dia das Crianças, a Companhia realiza atividades voltadas para os filhos dos colaborares e as crianças da comunidade, em eventos que oferecem brinquedos, guloseimas e brincadeiras, como pintura facial e passeio de trenzinho.

Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
A Companhia participa dessas conhecidas campanhas de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, nas mulheres, e do câncer de próstata, nos homens.

Semana de Conscientização e Sensibilização sobre a Pessoa com Deficiência
Em 2018, a Companhia dedicou uma semana inteira para tratar do tema da inclusão e da diversidade no ambiente de trabalho, com especial foco nas pessoas com deficiência, por meio de discussões e apresentações de vídeos sobre o assunto.

Campanha do Agasalho
No último ano, a Campanha do Agasalho foi realizada em todas as unidades da Companhia no Brasil, durante o mês de junho. A ação buscou coletar o maior número possível de roupas, calçados, agasalhos e cobertores, que foram doados a fim de suprir as necessidades de famílias que vivem nas comunidades vizinhas à Companhia.

Projeto Maternidade
Com o objetivo de acolher e orientar as colaboradoras gestantes, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar que organiza desde palestras com profissionais da saúde sobre assuntos referentes às fases da gestação até o acompanhamento da mulher após o nascimento do bebê, por meio de uma visita social, juntamente com o gestor, quando o bebê completa um mês. As colaboradoras da Companhia recebem ainda uma bolsa personalizada, com itens de primeiros cuidados para o bebê, a partir do sexto mês de gestação.

Doação de sangue
A Companhia incentiva a doação de sangue, procurando conscientizar os colaborados sobre a importância desse ato de solidariedade que pode salvar vidas.

Programa Jovem Aprendiz
A Companhia oferece treinamento mensal para o desenvolvimento profissional dos aprendizes, com temas focados nas necessidades do grupo.

Programa PCD
Com o objetivo de capacitar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, o programa oferece um curso organizado em dois módulos – teórico e prático – e realizado em Barretos, duas vezes ao ano. Além de oferecer a formação, a Companhia pode contratar os alunos, de acordo com as vagas abertas na empresa.

Programa PCD, na unidade industrial de Barretos

Argentina
Na operação argentina, a principal iniciativa junto à comunidade em 2018 foi o patrocínio corporativo do centro comunitário Manos en Acción, por meio de doação monetária mensal. A entidade trabalha em prol da inclusão social e do desenvolvimento humano e comunitário de crianças e famílias vulneráveis, buscando promover a igualdade de oportunidades a fim de melhorar a qualidade de vida das famílias.

A contribuição da Companhia ajudou a financiar a alimentação de mais de 400 crianças, mais de 600 horas de apoio escolar e mais de 400 horas de oficinas de alfabetização e orientação familiar para adultos. Ela também ajudou na abertura do espaço da sala de jogos por mais de 500 horas, juntamente com o desenvolvimento de mais de 1.000 horas de atividades esportivas, além de permitir ampliar o escopo de serviços para a comunidade, por meio da incorporação da sala de saúde. O evento Ahora Usted También Forma Parte de Ésta Historia, realizado em fevereiro, compõe a campanha de integração da Companhia nas unidades recém-adquiridas na Argentina.

O evento contou com a participação da Alta Gestão, celebrando os 25 anos de trajetória da Minerva Foods e os 110 anos da Swift Argentina, e alinhando as perspectivas para 2018.

Colômbia
Em 2018, a operação colombiana ofereceu auxílio à Fundação de Crianças Vulneráveis, por meio da doação de brinquedos e de produto alimentícios, mensalmente.

Paraguai
A operação da Companhia no Paraguai realizou, em 2018, uma série de iniciativas para fortalecer os elos com a comunidade e divulgar temas de interesse social. Assim, foi executado um programa de visitas escolares às plantas da Companhia, como forma de aproximar a comunidade da organização. Para os colaboradores, foram realizadas celebrações envolvendo suas famílias, em datas como Dia das Crianças e Natal, além de palestras sobre temas como Responsabilidade Social, câncer de mama, tabagismo e alcoolismo.

Uruguai
Em 2018, a operação da Companhia no Uruguai esteve envolvida em ações de apoio à comunidade na área da educação. Assim, ofereceu apoio a cinco escolas da Fundação Niños em bairros pobres e bairros de alto risco, e realizou doação para a Escola do Sagrado Coração de Jesus, instituição da zona de influência da planta de Carrasco.

A fim de contribuir com a formação de jovens profissionais e de atrair talentos para a organização, a operação também realiza um programa de estágio, selecionando estudantes universitários para realizarem a parte prática de sua formação na Companhia.