Approach Minerva Foods e Athena Foods
GRI 102-1, GRI 102-2, GRI 102-5, 102-7

A Minerva Foods (Minerva S.A.) é líder na América do Sul na exportação de carne bovina in natura e seus derivados, e atua também no segmento de processados. Em agosto de 2018, por meio de deliberação de seu Conselho de Administração, foi aprovada a contribuição necessária para que ela se tornasse detentora, de maneira indireta, da integralidade do capital social da Athena Foods S.A., sociedade anônima constituída em conformidade com as leis do Chile, a qual se tornou responsável pela operação e comercialização das unidades localizadas na Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Responsável por mais de 30% da carne consumida no Chile, a Athena Foods entende o valor de uma dieta saudável e atende aos níveis mais exigentes de qualidade e sabor dos mercados mais sofisticados.

Juntas, Minerva e Athena formam uma Companhia que opera 25 unidades industriais distribuídas pelo Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai, com uma capacidade de abate de 26.380 cabeças de gado por dia (11.880 pela Minerva e 14.500 pela Athena) e atendendo a milhares de clientes. Enquanto a Minerva é responsável pela operação de 11 plantas localizadas no Brasil (em sete estados – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, São Paulo e Tocantins), a Athena encarrega-se de 5 operações na Argentina, 1 na Colômbia, 5 no Paraguai e 3 no Uruguai.

A Companhia exporta para mais de 100 países no mundo todo, por meio de 13 escritórios comerciais e 14 centros de distribuição – 9 operados pela Minerva, todos no Brasil, e 5 operados pela Athena, dos quais 1 está localizado na Argentina, 2 no Chile, 1 na Colômbia e 1 no Paraguai.

Para conduzir seus negócios, a Companhia se organiza em torno de três grandes operações:

1. Divisão Indústria Brasil: sob responsabilidade da Minerva, atua no Brasil, na produção de carne in natura, de subprodutos do abate – como miúdos, tripas, sebo, farinha de osso, biodiesel e couros –, e de produtos processados – como os porcionados e os itens produzidos pela Minerva Fine Foods –, que são vendidos tanto no mercado interno quanto no mercado externo.

2. Athena Foods: atuando na Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai e distribuição no Chile, dedica-se à produção de carne in natura, de subprodutos do abate – como miúdos, tripas, sebo, farinha de osso, biodiesel e couros –, e de produtos processados – como os porcionados e itens produzidos pela Swift na Argentina –, que são vendidos tanto no mercado interno quanto no mercado externo, além de operar a distribuição na Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai.

3. Divisão Trading: com fontes produtivas espalhadas pela América do Sul e Oceania, trabalha não apenas com proteína bovina, abrangendo os segmentos de gado vivo, trading de proteína no mercado externo, trading de proteína e revenda de terceiros no mercado interno, além de trading de energia no mercado brasileiro.

frame-5

A sustentabilidade integra os pilares da Companhia, que considera que alimentar pessoas, conservar o planeta e valorizar os seres humanos são conceitos fundamentais. Assim, Minerva e Athena Foods realizam ações para garantir um modelo de crescimento sustentável do campo à mesa, com respeito ao meio ambiente e incentivo ao desenvolvimento de todos os stakeholders de sua cadeia produtiva.

Alinhada aos padrões da International Financial Corporation (IFC), é a única empresa do setor na América Latina a obter financiamento da entidade por atuar com práticas sustentáveis e gerar valor para toda a cadeia produtiva.

Marcas